AS NOVAS VARIANTES DO CORONAVÍRUS JÁ SE INSTALOU NO BRASIL E A REGIÃO NORTE, NOS MUNICIPIOS DE MANAUS E REGIÃO METROPOLITANAS ENCONTRA-SE CIRCULANDO 3 NOVA MUTAÇÃO COM MAIS FREQUENCIA NO ESTADO DO AMAZONAS A B.1.1.28 (33,6%), B.1.195 (18,8%), B.1.1.33 (11,6%) QUE FORAM ANALISADAS EM 18 GENOMAS COLETADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA ATÉ OS DIAS ATUAIS.
A nova variante P.1 do coronavírus SARS-CoV-2 foi encontrada por pesquisadores em 91% das amostras que tiveram seu código genético sequenciado em janeiro no estado do Amazonas. "A variante tem como característica mutações na região da proteína spike, em especial na região de ligação ao receptor celular, que conferem a ela um provável aumento de transmissão", explica Felipe Naveca,
O surgimento de novas linhagens virais é um processo esperado, já que faz parte da natureza dos vírus sofrer mutações conforme se multiplicam ao longo do tempo. No caso da variante P.1, Naveca explica que a mudança genética trouxe alterações na proteína spike, que forma a coroa de espículos que dá nome ao coronavírus e é a estrutura usada pelo micro-organismo para se conectar às células humanas.
Comments